Sinais Vitais

PROJETO SINAIS VITAIS

Comunicação e monitoramento

Um projeto MED-LES.

O projeto Sinais Vitais tem como foco principal transformar a rotina de equipes médicas envolvidas na tarefa desafiadora de acompanhamento de pacientes. Através da realização de pesquisas de ponta e do uso de tecnologias modernas, o Sinais Vitais visa conceber uma ferramenta tecnológica inovadora que irá fornecer estratégias para um monitoramento mais inteligente e flexível.

Para isto, será desenvolvida uma solução capaz de suportar o monitoramento de pacientes em tempo real, de forma remota e proativa, 24 horas por dia. A proatividade do sistema está relacionada ao contínuo monitoramento do paciente, com a possibilidade de envio de notificações para o time médico quando da imediata ocorrência de qualquer anormalidade na condição de saúde do paciente. É importante frisar que o disparo de tal notificação está vinculado à sinalização prévia desta condição anormal como parte de um conjunto de eventos de interesse do médico.

A adoção da nossa solução irá trazer uma série de benefícios tanto para o corpo médico quanto para os pacientes. Nesse sentido, o sistema irá permitir à equipe médica visualizar a situação do paciente em tempo real, a qualquer momento e a partir de qualquer localização. O estado de saúde do paciente será monitorado acessando-se seus dados fisiológicos, coletados a partir de monitores multi-paramétricos e/ou de sensores externos, já que a solução prevê a adição de novos sensores. Outro ponto relevante considerado no Sinais Vitais é como resolver a questão da escalabilidade dos dados coletados pelos monitores e sensores, uma vez que estes irão representar um grande volume de dados.

A ferramenta irá permitir a distribuição dos dados biométricos dos pacientes, o que possibilita aos profissionais da saúde trabalharem com maior flexibilidade, sendo capazes de acompanhar o estado dos pacientes de fora do ambiente hospitalar. Além disso, os médicos também poderão compartilhar estes dados com membros externos, para que possam trabalhar colaborativamente com profissionais fisicamente distantes, na obtenção de uma segunda opinião a respeito de diagnósticos, por exemplo. No caso dos pacientes, estes serão beneficiados por terem a segurança de estarem sendo acompanhados por sua equipe médica 24 horas por dia.

Nossa solução possui ainda os seguintes diferenciais: i) Todo o processo de monitoramento, detecção de situações anormais e notificação destes eventos será realizado de forma autônoma pelo sistema, sem que seja necessária qualquer intervenção humana; ii) Temos a preocupação de fazer com que toda a informação manipulada pelo sistema obedeça ao padrão HL7. A principal razão para adoção do padrão HL7 é contribuir para a superação do desafio da interoperabilidade de sistemas de saúde, permitindo que nossa ferramenta possa comunicar-se, de forma eficaz, com outros sistemas de informação nesse domínio; iii) Nossa ferramenta contempla o conceito de medicina personalizada, onde os parâmetros utilizados no monitoramento de cada paciente, ao invés de considerarem parâmetros genéricos, são definidos considerando-se cada paciente individualmente, sua condição clínica atual e seu histórico médico.